Mude sua História

Muitas vezes ficamos presos em nossos pensamentos remoendo escolhas passadas, arrependidas e cheias de culpa. Eu sei, isso se torna um peso enorme e uma fonte inesgotável de autopunição. Isto nos impede de viver no agora e de seguir em frente.

Primeiro, no passado não tivemos a atualização que temos hoje, tivemos outro contexto sobre valores e crenças. No passado, você tomou a decisão que achou certo tomar, mesmo que hoje não parece certo assim. Somos o que somos hoje em função dos erros e acertos que cometemos. E não, não é possível voltar no tempo e mudar nossas escolhas, mas é possível mudar a forma como lidamos com nossa história. Já dizia Calligaris “nenhuma terapia pode alterar os fatos de uma vida. Mas pode alterar a narrativa dos fatos, e isso talvez seja decisivo”.

O passado deve ser um local de referência para nossas escolhas futuras, não um local de residência. Comece praticando o autoperdão. É fundamental que você possa se arrepender por todas as vezes que o medo foi maior do que sua vontade e consequências. Segundo, saiba quem você é agora, com toda a sua história e todas as escolhas que tomou, mesmo quando se sentiu empurrado por escolhas que não dependiam de você. 

Conhecer a si mesmo dá medo, pois isso nos faz encarar nossa autorresponsabilidade e autonomia pela nossa vida. Também possibilita sair dessa ‘zona de conforto’ que te sufoca e que no fundo você sabe que não é o seu lugar de paz e crescimento. 

Ressignifique sua história para aprender, para fazer escolhas mais assertivas e autênticas. Isto não irá impedi-lo de errar uma vez ou outra, mas você ensinará a ter mais resiliência diante dos erros.

Suzanne Leal

Baixe este recurso gratuito.

Publicado por Suzanne Leal

Psicóloga. Site: suzannelealpsi.com Instagram: @suzannelealpsi

Deixe um comentário